quarta-feira, 13 de maio de 2009

Feliz com Ubuntu Hardy Heron

Testei a nova versão do Ubuntu, o Janty Jackalope, e não gostei. Já havia comentado que parece inacabado, e cada vez mais descubro o porquê.

1. Compiz

Não exatamente um problema, mas falta de polimento. O Compiz vem com o módulo de integração com o GNOME desativado. Por quê? Sei lá, mas irrita ficar de cara sem os atalhos de teclado mais comuns pra mim: Alt+F1 e Alt+F2. Desnecessário.

2. Don't Zap

O atalho para reiniciar o GNOME, Crtl+Alt+Backspace, foi desativado. Um pouco irritante, principalmente pra quem usa alguns programas em tela cheia que simplesmente roubam o foco de teclado/mouse e te deixam sem controle. Dá para ativá-lo novamente, mas precisa instalar um programa ou alterar configurações diretamente no /etc/X11/xorg.conf - e isso está longe de ser prático.

3. Rede sem fio

O fato dos novos drivers abertos da minha placa de rede sem fio (Realtek RTL8187B) não funcionarem direito desde o Intrepid já me deixava descontente, principalmente pelo fato de eu não poder usar os drivers proprietários a partir dessa versão (já que só existem patches até o linux 2.6.24). Eles fingem que funcionam, conectando, informando qualidade de sinal, mas fico sem internet; só funciona se eu sentar ao lado do roteador. Inaceitável.

4. fglrx

Acabo de descobrir aqui que as versões atuais dos drivers proprietários da ATI (fglrx) são incompatíveis com a nova versão do Xserver 1.6, que vem com o Jaunty. Pior: a nova versão do fglrx, que será compatível com o Xserver 1.6, deixará de oferecer suporte a placas de vídeo antigas (anteriores a 2008), incluindo a minha placa, uma mera ATI Radeon Xpress 1200. Resumindo: perdi meus gráficos 3D! Perdi meus jogos 3D, minha proteção de tela, meu Compiz com desempenho decente, e a lista segue...

Por essas e outras sigo contente e feliz com meu Ubuntu Hardy Heron, com fglrx, com driver de rede sem fio decente. Sem as últimas versões dos meus programas preferidos via apt, é verdade, mas se posso instalar por fora do gerenciador de pacotes então assim o farei. Espero que esses problemas sejam resolvidos até a próxima versão LTS, a 10.04 (Lusty Llama?), mas duvido, pois o desenvolvimento dos drivers abertos para placas ATI ainda tem muito a percorrer.

Mas, ah, que faltam fazem abas no Nautilus...

2 comentários:

Marcelle disse...

blablabla whiskas sache blablabla

ceva? :D

\o/

Marcelle disse...

hmmmm... tb te amo, fefo lindo :)
saudades, mas nunca nos sinto distantes. impossível. a gente sempre vai ser catatau e zé colméia.
hein, atualiza isso... pra eu poder dar palpites na tua viiidaa tb online... hih
beijos